sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Andy Irons em nossas memórias para sempre.









Inspiração é algo que move o meu surfe desde que comecei a entender e a praticá-lo como realmente ele é. Acredito que todo surfista se inspire, primeiro no surfe e em segundo no dono desse surfe.
Não me recordo bem qual foi a primeira sessão de filme em que vi Andy irons surfando, sei que desde a primeira vez, eu já vi que seria uma das minhas fontes de inspiração.

Não acreditava que ele viesse a se tornar campeão mundial, não pelo surfe, mas por sua atitude agressiva, dentro e fora da água e eu gostava disso porque eu me sentia também um rebelde por não me adaptar ao perfil de um atleta/competidor. Seu surfe era fato, verdade pura, estilo e harmonia. Aéreos modernos, linha poderosa e tubos, tubos bizarros! de back e de front. Tudo, Pipeline,Tahiti, Jefrey´s Bay, Trestles, Arica, Barra de La Cruz, a porra toda, tudo, no mundo todo, e me surpreendeu quando, já dentro do WCT (naquela época) ele começou a fazer os resultados. Com o passar do tempo se tornou tri-campeão mundial e meio que se mudou para o outro lado mas haviam resquicios dessa rebeldia em algumas atitudes e declarações feitas.

andy_cardsSuas performances eram impressionantes e muitas delas (pra não dizer todas, porque não vi tudo isso) se tornaram clássicas, com muita grandeza e isso é algo que poucos podem alcançar. Comecei a me lembrar dos tubos em Teahuppo e não parava de vir imagens; como se fosse um filme; em pé em qualquer tamanho, deep,  atrasando; atrasado, acelerando; sendo baforado, de grab, largado ou de braços abertos. Seu estilo e capacidade para dominar todo o tipo de  situação era visível e provável a cada surfe seu e todos podem ver uma infinidade de filmes, de ondas, de manobras, aéreos e tubos em quase todos os picos que já se ouviu falar. Para mim, o mais monstro que estava no tour, o fora da lei que conseguiu triunfar no sistema, mostrando a todos nós como é que se surfa e por isso, além do cara ser meu ídolo - no melhor sentido da palavra - eu só tenho a agradecer pelo prazer e oportunidade de ter vivido e presenciado toda a época em que ele se projetou para o mundo e muito mais por ter me instigado e de ter me mostrado o caminho para elevar o nível de minhas performances e de minhas manobras, pois os aéreos

sempre fizeram parte de seu pesado arsenal. Ídolo master de muitos surfistas underground. Foi um baque enorme  e uma tristeza muito maior receber a triste e estranha notícia de que Andy havia morrido. Como foi, o porquê, se fosse assim ou se fosse assado, isso não interessa, isso diz respeito a seus familíares e amigos próximos, o unico fato concreto nisso é que nunca mais o veremos surfar, não existirá uma nova parte em um filme e como Tom Curren, permanecerá tri-campeão mundial, mas a lenda viva que até três dias atrás estava entre nós, atingiu o seu ultimo e um dos mais elevados  níveis a que um ser humano pode chegar, se tornou um mito e assim como muitos presenciaram as performances de Jimi Hendrix, Black Sabbath (a banda não existe mais),  Keenan Milton, Kurt Cobain, etc, eu tive a honra de viver e presenciar toda sua época.  Onde Andy esteve; jamais será esquecido, onde ele está; há um universo a se explorar. "Andy Irons, estai entre nós".

blog_1796_img_1_lg
                                              

  










                                           A.I. 1978/ 2010                                                                                                                               
                                                                                                                  

2 comentários:

  1. Ta irado o Blog, muito boas as postagens inclusive essa, sobre o falecimento de nosso IDOLO.
    Abraço, sucesso irmão
    fun

    ResponderExcluir
  2. Alucinante, Um IDOLO para mim e tanto. me inspiro na suas manobras, rasgadas alucinantes com corpo deitado, aérios incríveis.
    Me inspiro nele, inclusive vendo o filme Blue Horizon, e o da rivalidade dele com Kelly.

    ResponderExcluir